A indústria brasileira do couro tem se preparado para se tornar um modelo mundial de atividade econômica sustentável se baseando em quatro pilares fundamentais: economia, meio ambiente, sociedade e manejo sustentável. Seguindo a tendência do país, a CRISFAEL construiu seu processo produtivo de maneira organizada e eficaz, respeitando as leis ambientais, e estruturando um ótimo ambiente de trabalho para seus colaboradores garantindo qualidade e eficiência na entrega dos produtos para seus clientes.
A organização estabeleceu e implementou sistemas para avaliar a produtividade e evitar o retrabalho. Os requisitos estabelecidos são atendidos devido ao controle e planejamento implementado nos processos de produção. Todas as instalações e equipamentos favorecem a otimização dos processos a fim de garantir a eficiência e assegurar um ambiente saudável e com boas condições de trabalho.
Para garantir um manejo sustentável, todos os fornecedores se engajam em manter os processos produtivos adequados à natureza, realizando as atividades de acordo com a legislação ambiental. Para garantir que toda a cadeia produtiva mantenha a qualidade dos produtos da marca e sua adequação, o desempenho do sistema de gestão frequentemente é avaliado e revisado.
Durante o processo de tingimento do couro toda água utilizada é quantificada, tem suas fontes de abastecimento identificadas, e continuamente são adotadas medidas de racionalização a fim de reduzir o consumo. Todos os efluentes líquidos são tratados e estão dentro dos limites de carga de efluentes permitidos por lei. Boa parte da energia utilizada vem de fontes de energia renováveis.
Para reduzir o impacto ambiental durante o curtimento do couro procura-se reduzir a quantidade de sal e aumentar a eficiência do curtimento, impulsionando a exaustão do agente curtidor e/ou reciclando, reutilizando ou recuperando o curtidor utilizado. Na operação de wet-end otimiza-se o uso de insumos químicos para obter maior absorção no couro, promovendo maior exaustão dos banhos residuais. No acabamento final implementa- se as melhores práticas para a extração de poeira em buffering, técnicas de aplicação e sistemas para capturar partículas e gases.
As melhores práticas são utilizadas para reduzir o impacto ambiental dessas operações em termos de sólidos totais dissolvidos (TDS), nitrogênio amoniacal, demanda de oxigênio (DQO), demanda biológica de oxigênio (CBO5) e sulfetos.
Cuidados
O couro é impermeável, flexível e, com os devidos cuidados, não mancha facilmente.
Não recomendamos o uso de produtos químicos na manutenção da sua peça de couro legítimo, pois pode danificá-la. A limpeza e higienização pode ser realizada por um pano umedecido com água.
O uso de cremes hidratantes também é bastante indicado. Atualmente já existem hidratantes específicos para o couro, mas você também pode utilizar o hidratante corporal, preferencialmente sem álcool.
Como se trata de um tecido natural, é importante que seja armazenado em local arejado, para que o couro possa respirar, e procure não colocar a peça no chão, para evitar manchas e arranhões.